Home
Rua Jaguaretê, 43 | Casa Verde
02515-010 | São Paulo | SP
11 3857.0355
vendas@exacta.ind.br

Sugestão de ligação de termopares

SUGESTÃO DE LIGAÇÃO DE TERMOPARES


ASSOCIAÇÃO EM TERMOPARES
Em processos industriais pode-se utilizar vários tipos de medição de temperatura utilizando-se termopares atendendo a objetivos de cada tipo de industrias.
 

ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE
Este tipo de medição é utilizado quando se deseja ampliar o sinal elétrico gerado pelos termopares.O sinal gerado pelo termopar é a f.e.m. (E), quando é feita a associação em série a milivoltagem medida será igual a 3E, como no exemplo a seguir:

 

ASSOCIAÇÃO EM PARALELO
Este tipo de associação pode ser utilizado para ser medido a temperatura média em grandes distancias dentro de grandes conduites, em equipamentos onde a precisão da leitura de temperatura não tem grande importância. A medição da temperatura será a media da milivoltagem produzida pelos termopares utilizados, esta milivoltagem será a soma das milivoltagens individuais de cada termopar, ou seja, é a mesma milivoltagem que poderia ser gerada por um único termopar, na temperatura média.Este tipo de medição pode ser vantajosa porque a calibrarão do instrumento pode ser a mesma para um termopar.Para se obter as temperaturas médias as características temperaturas versus a f.e.m. dos termopares lineares, pelas temperaturas envolvidas, o Instrumento deve operar dentro do principio de equilíbrio nulo, não existindo corrente na ocasião da medida.

 

MEDIDA DE TEMPERATURAS DIFERENCIAIS
Dois termopares podem ser usados para medição de temperaturas diferentes entre dois pontos, estes termopares são do mesmo tipo de material e ligados com fio de extensão que será da mesma liga metálica dos termopares.As ligações são feitas de uma forma que uma se opõem se a outra, desta forma quando a temperatura dos dois termopares forem iguais a f.e.m. resultante será igual a zero, porem quando a temperatura dos dois termopares estiver em níveis diferentes a milivoltagem produzida será correspondente à diferença da temperatura entre os dois termopares. Para este tipo de ligação devemos escolher termopares com linearidade boa na curva de f.e.m.

 COMPENSAÇÃO DE TEMPERATURA AMBIENTE (TA)
A compensação de temperatura ambiente nos aparelhos controlador de temperatura é feito de forma automática , quando se faz a medição do valor em mV dos termopares ,feitas com um multímetro é necessário ter conhecimento da temperatura ambiente que será somada ao valor em mV medida pelo multímetro.


Voltar