Home
11 3855-0355 / 11 3857-0355
vendas@exacta.ind.br

Características de termopares de isolação mineral

CARACTERÍSTICAS DE TERMOPARES DE ISOLAÇÃO MINERAL

O termopar de isolação mineral é constituído de um ou dois pares termoelétricos, que são isolados entre si e da bainha metálica, pelo pó de óxido de magnésio, que possui excelente condutibilidade térmica e alta compactação. Esta segunda característica torna o termopar mineral muito resistente no que tange à contaminação dos condutores. A durabilidade do sensor está ligado diretamente à escolha correta do tipo de proteção metálica da bainha.

 

ESTABILIDADE NA FORÇA ELETROMOTRIZ
A estabilidade da *F.E.M. do termopar é caracterizada em função dos condutores estarem completamente protegidos contra a ação de gases e outras condições ambientais, que normalmente causam oxidação e consequentemente perda de força eletromotriz gerada.
RESISTÊNCIA MECÂNICA E FLEXIBILIDADE
O pó compactado, dentro da bainha metálica e os condutores uniformemente posicionados, permitem que o cabo seja dobrado, achatado, torcido ou estirado, suporte pressões externas e choque térmico, sem qualquer perda das propriedades termoelétricas.
FACILIDADE DE INSTALAÇÃO
A dimensão reduzida a alta resistência mecânica e a grande maleabilidade do cabo de isolação mineral asseguram uma facilidade de instalação mesmo nas situações mais difíceis.
FACILIDADE E UTILIZAÇÃO
A construção de termopar de isolação mineral permite que o mesmo seja tratado como se fosse um condutor sólido. Em sua capa metálica, podem ser montados acessórios, por soldagem ou brasagem. E quando necessário, sua seção pode ser reduzida ou alterada em sua configuração.
RESPOSTA MAIS RÁPIDA
O pequeno volume e a alta condutividade do óxido de magnésio promovem uma excelente transferência de calor, superior aos termopares com montagem convencional.
RESISTÊNCIA A CORROSÃO
As bainhas metálicas, com diversos tipos, podem ser selecionadas para resistir ao ambiente corrosivo.
RESISTÊNCIA DE ISOLAÇÃO ELEVADA
A resistência de isolação entre condutores a bainha é sempre superior a 100 M Ohm (a 20ºC). Independente de seu diâmetro, e sob as condições mais úmidas.
BLINDAGEM ELETROSTÁTICA
A bainha do termopar de isolação mineral, devidamente aterrada, oferece uma excelente blindagem eletrostática ao par termoelétrico.
 
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS TERMOPARES DE ISOLAÇÃO MINERAL
 
Para perfeita escolha de um termopar de isolação mineral, em um determinado processo, deve ser levado em consideração todas as suas possíveis características e suas normas exigidas. Portanto estamos fornecendo alguns dados para a orientação na escolha correta: Os termopares de isolação mineral fornecidos pela EXACTA possui tabela de correlação (FEM x TEMP) e limites de erros, segundo a norma ASTM-E230 - ITS 90.
 
CARACTERÍSTICAS DA BAINHA METÁLICA
Material de bainha Temp. máx. de aplicação Considerações gerais.
Inox 304 800ºC Boa resistência à corrosão e à oxidação, na sua faixa de aplicação. Boa durabilidade.
Inox 310 1100ºC Boas propriedades de resistência à oxidação. Ótimo para utilizar em atmosfera com enxofre. Porém não devem ser submetido a manipulação constante.
Inox 316 800ºC Resistência à corrosão superior Inox 304.
Inconel 1100ºC Excelente resistência à oxidação, não aplicável em atmosfera com enxofre a temperatura 500ºC.
Aço Cromo 446 1100ºC Excelente resistência à corrosão e à oxidação em altas temperaturas. Boa referência em atmosfera sulfurosas.
Nicrobell B 1250ºC Excelente desempenho em ambiente oxidante e redutor no vácuo. Durabilidade e resistência à tração superiores em altas temperaturas, ao aço Inox 310 e Inconel 600.
Nicrobell C 1250ºC Indicado para ambientes carburantes. Mesmas características do Nicrobell B.
 

Voltar